As questões ambientais são cada vez mais um motivo de preocupação, muitas das gerações actuais terão de lidar com a crise ambiental, crise essa provocada pelo crescimento exponencial humano e pelas acções, consequências do desenvolvimento tecnológico, nefastas para o vida na Terra. Como cidadãos preocupados e com consciência ambiental desenvolvida, o tema da biorremediação pareceu oportuno e apropriado ao contexto social actual, em que assistimos a diversas tentativas de mudanças comportamentais.
Embora esta técnica tenha conhecido a luz do dia há cerca de vinte anos, não tem recebido o devido reconhecimento por parte da sociedade e, portanto, mantém-se um pouco desconhecida e ignorada. Sendo assim, a divulgação do conceito de biorremediação e a sensibilização para os problemas ambientais é, sem qualquer dúvida, importante e compete a cada de um de nós desempenhar o seu papel. Porque apesar de não conseguirmos mudar o mundo, podemos mudar o «nosso» mundo.
Como tal, a escolha deste projecto está essencialmente relacionada, como já foi abordado, com a percepção da necessidade de continuar a abordar um tema tão abrangente: a sustentabilidade. A biorremediação surge, assim, como um virar de página, mostrar um outro lado, além das energias alternativas e consequências da acção humana. Sensibilizar nunca é em exagero porque, afinal, a memória é traiçoeira.
Aliado a isto, está a componente laboratorial que exerce um fascínio pelicular sobre os elementos do grupo e será uma mais valia no Ensino Superior.
Afinal haverá alguma razão melhor para desenvolver um projecto do que querer marcar a diferença? Contribuir para uma sociedade mais conhecedora?
0 comentários:
Enviar um comentário