sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A escolha do tema

Face aos graves problemas ambientais que temos vindo a atravessar, parece oportuno chamar a atenção, não só para aquilo que o Homem faz de errado, mas também para aquilo que pode ser feito para remediar alguns desses problemas.

As questões ambientais são cada vez mais um motivo de preocupação, muitas das gerações actuais terão de lidar com a crise ambiental, crise essa provocada pelo crescimento exponencial humano e pelas acções, consequências do desenvolvimento tecnológico, nefastas para o vida na Terra. Como cidadãos preocupados e com consciência ambiental desenvolvida, o tema da biorremediação pareceu oportuno e apropriado ao contexto social actual, em que assistimos a diversas tentativas de mudanças comportamentais.

Embora esta técnica tenha conhecido a luz do dia há cerca de vinte anos, não tem recebido o devido reconhecimento por parte da sociedade e, portanto, mantém-se um pouco desconhecida e ignorada. Sendo assim, a divulgação do conceito de biorremediação e a sensibilização para os problemas ambientais é, sem qualquer dúvida, importante e compete a cada de um de nós desempenhar o seu papel. Porque apesar de não conseguirmos mudar o mundo, podemos mudar o «nosso» mundo.

Como tal, a escolha deste projecto está essencialmente relacionada, como já foi abordado, com a percepção da necessidade de continuar a abordar um tema tão abrangente: a sustentabilidade. A biorremediação surge, assim, como um virar de página, mostrar um outro lado, além das energias alternativas e consequências da acção humana. Sensibilizar nunca é em exagero porque, afinal, a memória é traiçoeira.

Aliado a isto, está a componente laboratorial que exerce um fascínio pelicular sobre os elementos do grupo e será uma mais valia no Ensino Superior.
 
Afinal haverá alguma razão melhor para desenvolver um projecto do que querer marcar a diferença? Contribuir para uma sociedade mais conhecedora?

0 comentários:

Enviar um comentário