domingo, 22 de maio de 2011

Biorremediação

De acordo com Tutida, D. e Fogaça R. a biorremediação é a ciência que estuda, monitoriza e utiliza um conjunto de técnicas para remover ou neutralizar poluentes orgânicos e inorgânicos presentes em solos ou águas, utilizando, para isso, microorganismos, como fungos, bactérias ou as suas enzimas. Segundo Lorentz, E. (2006) a biorremediação pode também ser chamada de biotecnologia ambiental por usar, de forma controlada, processos biológicos que ocorrem na natureza para remover poluentes. 

De acordo com Ferreira, F. (2010) o uso de seres vivos no processo de degradação ou neutralização de substâncias nocivas ao meio ambiente tem como objectivo a restauração do equilíbrio ecológico do ambiente afectado e a preservação da fauna e flora existentes. Num sentido amplo, esta técnica pode ser entendida como a tecnologia que visa a prevenção e minimização dos impactes antrópicos negativos.

A biorremediação, assim como qualquer outra técnica, apresenta vantagens e desvantagens que se encontram descritas na tabela abaixo:


Adaptado de http://www.esac.pt/Abelho/MicroAmbiental/3.3%202009_2010%20biorremediacao.pdf

0 comentários:

Enviar um comentário