segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Recolha de amostras de água

Amostragem:


A amostragem consiste na recolha de amostras para a análise laboratorial. Não é indiferente a forma como é feita. No nosso país existem regras para a recolha de amostras, definidas pela NP-409.


       - Águas superficiais: A recolha de amostras deve ser feita com frascos especiais, de abertura automática.

       - Recolha automática: descer o frasco suspenso por meio de uma corda, até à superfície da água, soltar um metro de corda e largar rapidamente, de tal modo que a água entre no frasco antes de este ser arrastado pela corrente, repetindo a operação até que o frasco esteja cheio.

       - Recolha manual: pegar no frasco pela base (sem retirar ainda a tampa para não causar contaminação) e mergulha-lo com o bocal aberto para baixo, virando o frasco lentamente para a horizontal e em direcção à corrente (se as águas forem paradas, empurra-lo para a frente, paralelamente à superfície).

A recolha deve ser feita a cerca de 30 cm da superfície e a 20 m das margens e em diversos pontos, nos locais escolhidos, para uma correcta representatividade, após o que deve ser enviada, o mais rapidamente possível, para o laboratório.

0 comentários:

Enviar um comentário